Comprar imóvel na planta é um bom negócio? Quais os riscos envolvidos?

Os imóveis na planta são uma alternativa muito interessante para quem está pensando em adquirir uma casa ou um apartamento, uma vez que proporciona diversos benefícios e pode ter o pagamento facilitado. No entanto, você não pode deixar de conhecer quais são os problemas mais comuns que este tipo de negócio pode oferecer:

1. Desconhecer o histórico da construtora

Um dos problemas mais comuns que os interessados em um imóvel na planta enfrentam é no relacionamento com a construtora e, por isso mesmo, é muito importante conhecer o seu passado. Nos dias de hoje, felizmente, é muito mais fácil fazer isso, uma vez que a internet é uma fonte abundante de todo o tipo de informação que você precisa. Use e abuse das pesquisas.

2. Problemas ou pendências na documentação

Um dos problemas mais comuns que os imóveis na planta podem ter é quanto à questão da documentação. Nesse caso, como a unidade ainda está na fase de obras, é preciso ter um olhar atento quanto a diversos aspectos, que não dizem respeito somente à unidade em si, mas também do projeto e da empresa responsável. E é aqui que um advogado pode fazer toda a diferença.

3. Não visitar o local da obra pessoalmente

Você sabia que os clientes e interessados em um imóvel na planta podem visitar o canteiro de obras pessoalmente? Afinal, como esse tipo de aquisição exige um aporte financeiro nada desprezível, é natural querer ver, com os próprios olhos, para onde o seu dinheiro está indo. E você pode (e deve!) fazer isso, pelo menos, algumas vezes.

Artigo elaborado por Galindo Cavalcanti Advocacia – OAB/PE 004524 – Advogados especialistas em demandas envolvendo Imóveis em todo Brasil. Esse artigo possui caráter meramente informativo.

Fale agora conosco!